Cronograma da Coleta Seletiva

CRONOGRAMA DA COLETA SELETIVA ______________________________________DESTINO
2ª feira – Centro, Brasília (à tarde)->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->-> -> -> -Coopercatsbs
2ª feira - Rio Vermelho Povoado e Estação (até escola Alfredo Diener)-> -> -> -> -> -> Ass. Rio Vermelho
3ª feira – Cruzeiro, Oxford, Boehmerwald, Alpino, Lt. Alpestre, Lençol (até R. Cast. Branco) - Coopercatsbs
4ª feira – Progresso, Centenário, Bela Aliança, Mato Preto e Dona Francisca.->->->->-> Coopercatsbs
5ª feira – Colonial, 25 de Julho, Schramm ->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->-> Coopercatsbs
6ª feira – Serra Alta ->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->->-> Coopercatsbs

Pesquisar neste blog

Carregando...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

RECIBO DE DOAÇÕES DE MATERIAIS E OUTRAS

Clique no recibo para ampliar


Estamos propondo junto às Empresas, que adotem o Recibo de Doações de materiais e outros, modelo acima, exigindo-o toda vez que entregar materiais na Cooperativa.

Explico: para que a Cooperativa possa ter um estudo da Receita, é necessário que tenha um controle e registro de suas Entradas.

Hoje os caminhões de coleta da Transresíduos, ao entregarem o material na cooperativa, este não é pesado. E a saída do rejeito também não é pesada. Por isso não temos atualmente como fazer um estudo de eficiência no aproveitamento dos materiais. (obs.: em fev/2011 obtivemos informação da empresa Transresíduos de que o rejeito é de 25%). Usando da metáfora, entendemos da seguinte maneira: se ganhamos a laranja, vamos espremer bem para tirar o máximo de suco. 

O que vem ocorrendo é que algumas empresas doam material, mas não há uma anotação de quem são estas empresas, que tipo de material está doando, e com que regularidade. Este é um dado interessante para estudarmos. Por exemplo, desde que iniciou a campanha de doação do óleo, a Cooperativa já recebeu 2.000 litros de óleo e não tem anotação em lugar algum, pois as empresas não exigiram recibo da doação.

Em relação ao óleo, a falta de recibos não permite às empresas doadoras comprovarem que estão cumprindo o compromisso assumido na licença ambiental de dar destino correto ao resíduo das frituras, e o órgão público, por sua vez, não consegue saber quais empresas doam, para incentivar os demais restauranes e lanchonetes a doarem o óleo. 

Assim também, a Cooperativa recebe doações de material escolar, de brinquedos, até uma ou outra colaboração financeira para as festas de Natal. Mas, não dá um recibo ao doador, ou qualquer anotação da doação recebida, não havendo histórico ou registro contábil. É injusto que haja colaborações daqui e dali e a comunidade não tome conhecimento de que e quantas doações são estas.

Entre os cooperados, que detestam burocracia, se a empresa não pede é igual a "não precisa". E sem controles não evoluímos, não sabemos se está aumentando, diminuindo, onde podemos trabalhar mais na busca de doações de materiais.

Por isso, PROPONHO às empresas doadoras que exijam o recibo, e se não for fornecido, peço que façam menção da sua doação aqui no Blog. 

Aos consumidores, sugiro que COBREM dos seus restaurantes e lanchonetes, a publicação do recibo de doação de óleo em local de fácil visibilidade do público.


Nenhum comentário: